sábado, 7 de abril de 2007

Sanepar constrói reservatório de água com aço vitrificado

www.parana-online.com.br

A Sanepar está aplicando nova tecnologia na construção de reservatório de água. Em vez de executar a tradicional obra em concreto armado, a companhia e a empreiteira contratada optaram por chapas pré-moldadas de aço vitrificadas para construir um reservatório no Arujá, em São José dos Pinhais.
Este é o primeiro reservatório montado no Brasil com esse material. Com capacidade para armazenar 10 milhões de litros de água tratada, é o maior da América do Sul a utilizar a tecnologia. Importadas da Inglaterra, as placas combinam a resistência e a flexibilidade do aço com a resistência à corrosão do vidro.
O tamanho das chapas é padrão, com 2,20 metros de comprimento por 1,40 de largura. O que varia é a espessura e a curvatura das chapas, ou seja, para cada anel do reservatório, o conjunto de chapas possui uma espessura diferente. Na obra de São José dos Pinhais, por exemplo, foram utilizadas placas de 2,5 a 9 milímetros. As chapas são parafusadas entre si e nas emendas, um sistema de vedação impede vazamentos. O reservatório tem cerca de 40 metros de diâmetro.

Clique aqui para ler a notícia completa.

Nenhum comentário: